O que preciso pagar para ter um site?

porque-devo-pagar-para ter-site-profissional

Uma dúvida comum entre nossos clientes é saber o que é necessário pagar para ter um site, quais serviços se deve contratar, com que frequência terás que pagar e o que deverás pagar.

Muitos acham que basta contratar um serviço de web design com uma agência ou freelancer webdesigner, pagar uma única vez e pronto, terás um site pelo resto da vida na internet. Mas não é assim que funciona…

IMPORTANTE: Devo lhe lembrar que apenas ter um site online não basta. Seria o mesmo que ter uma loja física e não divulgá-la. É necessário contratar serviços adicionais de marketing digital para que o seu projeto seja divulgado profissionalmente, apareça no Google e faça você ter retorno em vendas para pagar o investimento feito em sua criação e ainda gerar lucro mensal. Se você não aceita e não busca esses objetivos, aconselho a nem ter um site.

Após o recado acima, se queres apenas saber o que  é necessário tecnicamente para ter um site online, precisas de:

  1. Registo de Domínio;
  2. Alojamento Web = Hospedagem;
  3. Criação do site.

Vamos explicá-los, de forma resumida e clara:

Registo de domínio

Significa registar o nome do site, ou seja, o nome que será utilizado para divulgar o endereço (URL) do seu site. Exemplo: www.nomedosite.pt. Para fazer isso, é preciso realizar uma busca para saber se o nome desejado já está registado por outra empresa ou se está livre para um novo registo. Se estiver livre, perfeito, poderás utilizar o nome escolhido. Se não estiver, terás que escolher outro nome.

A comparar com o mundo off-line, é como se você estivesse a registar nas finanças o nome da sua empresa. Afinal, toda empresa, assim como todo site, deve ter um nome próprio registado. O registo do domínio é pago anualmente e o valor varia de acordo com o tipo do domínio (.com , .pt, .net, .com.br …). Hoje, o valor para registrar um domínio .PT é 7,5€ e precisa ser renovado anualmente.

Alojamento Web (Hospedagem)

Para ter uma loja ou um escritório e colocar suas coisas lá dentro, precisa pagar aluguer, certo? Na internet isso não muda. O alojamento web é o local onde ficará o seu site, assim como todos os e-mails que você troca, e cadastros de clientes em banco de dados… Você paga para usar esse espaço, de forma mensal ou anual. Eu sempre recomendo anual, pois sempre tem desconto. O valor mensal ou anual são muito variados, pois existem diversas empresas de alojamento web. Existem planos a partir de 1€ e você deve analisar o que cada empresa oferece. A RHOdesign tem muita experiência com alojamentos web e sabe escolher o melhor para o seu projecto. Consulte-nos!

Criação do site

Esse é o serviço principal, que deve ser feito por um webdesigner ou uma agência. Consiste em planear a estrutura do site, pegar os textos de cada página, fazer o layout (arte/desenho do site), desenvolver o código de programação e… … … pronto. Com tudo isso, a juntar os 2 tópicos acima, você consegue ter um site online. Comparando com o mundo off-line, é como se você estivesse montando uma loja de rua. Você precisa medir o tamanho dos ambientes, pintar as paredes, colocar fiação elétrica, janelas, vidros… tudo… até que a loja fique pronta. O valor da criação varia de acordo com as necessidades do cliente e a complexidade dentro do site.

Existem sites simples institucionais low cost, mais baratos, e sites complexos, com muitas ferramentas e blog, que são mais caros.

Você deve solicitar o orçamento de criação do site, detalhando suas necessidades e objectivos, para saber quanto terás que investir.

Queres um site? Clique e peça um orçamento de criação de site!


Negócio online x loja física

Perceba nesse comparativo as ações necessárias para ter ter um site a funcionar bem na internet, comparado a uma loja física.
diferencas-ter-site-negocio-online-loja-fisica


Ficou alguma dúvida?

Se sim, pode usar o campo de comentários abaixo que iremos lhe responder!



2 Comments

  1. JULIO CESAR R OLIVEIRA

    27/06/2017
    / Responder

    Qual o custo mensal para manter ou atualizar as páginas do blog ou site?

    • RHOdesign

      12/07/2017
      / Responder

      Julio, o custo para realizar um serviço de manutenção de conteúdo de site dependerá das necessidades pontuais de cada projeto. Para chegar a esse custo, algumas perguntas precisam ser respondidas. São elas:

      • Quantas páginas serão actualizadas?
      • Qual será a frequencia de actualização?
      • Qual é o tipo de conteúdo que será actualizado (texto, imagens, videos...)?
      • Qual é o volume do conteúdo a ser atualizado?
      • Existe necessidade de criação do conteúdo? Fotografia? Edição?

      Ou seja, existem muitas perguntas a serem respondidas para se chegar em um orçamento de manutenção de site ou blog.

      Se quiser saber mais, podemos lhe ajudar! Clique no número de telemóvel e envie uma mensagem no whatsapp +351 919609154 ou preencha o nosso formulário de contato.


Quer deixar seus comentários?

Seu email não será divulgado. * Campos obrigatórios

Deixe uma resposta

WhatsApp Chat
Enviar no WhatsApp